Marketing pessoal para arquitetos

Posts Recentes

Sabe a expressão popular “vender o seu peixe”? Bom, ela combina muito bem com o assunto que vamos conversar agora, que é sobre marketing pessoal, um conjunto de estratégias cujo foco está voltado ao fortalecimento da própria imagem e da reputação de um profissional, seja ele de qualquer área, através da promoção pessoal.

Em outras palavras, é uma ferramenta que envolve conceitos e técnicas do marketing tradicional, como a criação de conteúdo que mostre tanto suas habilidades como suas experiências e, obviamente, a participação constante nas redes sociais, o que é fundamental para a criação de uma imagem diferenciada e influente de si mesmo.

Cada detalhe conta quando o assunto é gerar credibilidade, bem como dar visibilidade para as atividades que você exerce, independentemente da área de atuação. Contudo, para os profissionais da arquitetura, a ação de gerenciar a própria imagem se faz ainda mais importante, uma vez que muitos trabalham com a captação de clientes.

Neste artigo, você vai descobrir como o marketing pessoal pode te ajudar a se destacar cada vez mais no mercado de trabalho. Quer saber isso e muito mais?  Continue lendo esse artigo!

Qual a importância do Marketing Pessoal?

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o marketing digital, o que acha de descobrir a sua real importância e os impactos que causa em seu trabalho? 

Entretanto, é essencial entender, antes de mais nada, que o Self Marketing vai além da percepção positiva que o seu público tem sobre você, uma vez que esse tipo de tática impulsiona a carreira de quem coloca em prática as ações necessárias para tal, ações estas que vão te fazer sair na frente dos seus concorrentes.

Afinal, de nada adianta ser um ótimo profissional, ter diploma, especializações no currículo, assim como cursos e afins na área, se você não promove seus serviços para o segmento para o qual atua. Ou seja, em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o brasileiro, é preciso se distinguir dos demais e mostrar os seus diferenciais.

É por essa razão que o marketing pessoal é super recomendado: para que você conquiste um espaço valioso na mente do seu público e gere melhores oportunidades na sua carreira.

4 maneiras do arquiteto vender mais e atrair mais clientes.

Se já nos acompanha, deve ter visto que, hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais exigentes e que, captar esse tipo de cliente, vem sendo um grande desafio para o profissional que atua com prospecção, como é o caso da maioria dos arquitetos, que precisam garantir uma carteira atualizada e diversa.

Assim como deve ter anotado as dicas simples e eficazes que demos para conquistar o sucesso profissional e, principalmente, notoriedade no mercado de trabalho. No entanto, se você chegou agora, vamos recapitular as dicas que demos anteriormente e adicionar outras que vão te ajudar a vender e atrair mais clientes. Está preparado? Se sim, caneta e papel em mãos, então.

  • Marketing de Conteúdo

Essa estratégia do marketing consiste em utilizar o know-how, termo que, no bom português, significa “saber como” ou “saber fazer”, que é um fator determinante para quem deseja se destacar na carreira na qual atua. E produzir um conteúdo de qualidade nas redes sociais é uma maneira bastante eficaz para se conseguir isso. Sabe por quê?

Quanto mais conhecimento e destreza você tem para oferecer, de maneira inovadora e criativa — vale ressaltar —, o que o mercado precisa, maior a chance de crescer em seu segmento e alcançar a tão almejada notoriedade.

Mas lembre-se: para colocar o marketing de conteúdo realmente em prática, mais do que nunca, você precisa escrever sobre um conteúdo relevante, saber qual formato utilizar, quando e que horas publicar, em que canal publicar, qual público deseja atingir e qual resultado deseja alcançar.

Com as metas estabelecidas, assim como os objetivos, você só precisa utilizar as redes sociais para direcionar o seu conteúdo a quem interessa. Aí você se pergunta “Em qual canal de aquisição de clientes eu tenho que investir?”. Simples, você tem que estar naquele onde a sua persona está.

Dito isso, descubra agora quais canais são esses:

  1. Facebook

Que o Facebook é a maior rede social do mundo, isso todo mundo já sabe. E não é por menos, hein? Sua fama se dá pelo fato de possuir 1,65 bilhão de usuários ativos no mundo todo. No Brasil, esse número é de 92 milhões, mais ou menos 45% da população.

Marcar presença nesta rede social, hoje em dia, não é mais um diferencial, mas sim o básico! E não apenas isso, você precisa se destacar em meio a tantos produtores de conteúdo ao trabalhar de maneira estratégica e criativa, especialmente.

Dicas de arquitetura, de exposições, de organização de espaço, de soluções para problemas do cotidiano relacionados à área, vídeos e/ou imagens de inspiração, projetos finalizados, conversa com especialistas do segmento são alguns dos conteúdos que podem ser abordados no seu perfil.

  1. LinkedIn

Sendo uma das redes sociais que mais crescem no mundo, o LinkedIn é a plataforma perfeita para se fazer networking, conseguir uma nova proposta de emprego e, sem dúvida alguma, se transformar em uma referência na sua área de atuação.

Você deve estar se perguntando agora: “Mas como eu faço isso?”, certo? É fácil! Só precisa se atentar às boas práticas na hora de publicar o seu conteúdo.

É necessário lembrar que o LinkedIn é um espaço voltado para discutir sobre carreira e coisas relacionadas ao mercado de trabalho. Portanto, uma boa dica é compartilhar o seu portfólio, imagens que valorizem o seu trabalho — podem ser em palestras ou até na própria empresa — , frases inspiradoras, entre outros.

Outra dica bastante valiosa é publicar textos autorais. Nada de copiar textos ou frases clichês de outros, compartilhe com as pessoas artigos autênticos e que contam a sua trajetória profissional, assim como os desafios e aprendizados vividos durante o percurso.

Se posicione como um especialista no seu segmento falando sobre o seu trabalho e dando dicas para quem trabalha na mesma área. Assuntos do tipo são valiosos, pois criam identificação e ainda ajudam aqueles que vivem o mesmo que você.

  1. YouTube e Instagram

Como você bem sabe, a arquitetura é uma atividade bastante visual. Tendo isso em vista, o YouTube e Instagram são as redes sociais mais indicadas para atrair o seu público. Mas, afinal, qual das duas redes escolher? Bom, que tal as duas?

Enquanto o YouTube é a maior plataforma de vídeos da Internet e, desse modo, permite a disseminação em massa do conteúdo, o Instagram, com as suas inúmeras possibilidades, possibilita compartilhar desde o dia a dia das obras com o Instagram Stories até vídeos mais longos com entrevistas ou dicas sobre o segmento no IGTV.

Publicar vídeos nessas duas plataformas, podem alcançar não somente o público já fidelizado, como também pessoas que possam vir a se interessar pelo seu conteúdo.

  1. Pinterest

Assim como o YouTube e o Instagram, que são duas redes sociais com foco em conteúdo visual, o Pinterest, como um canal de busca, é uma opção interessante para apresentar os trabalhos realizados e possibilitar que outras pessoas conheçam ele. E, para extrair o máximo dessa ferramenta, você precisa:

  •  Criar um perfil atrativo e informativo: escolha uma boa foto de perfil e apresente informações relevantes sobre você, como o seu diferencial, por exemplo. Além disso, é preciso selecionar em quais categorias o seu conteúdo vai se encaixar.
  • Definir estratégia de publicação: o Pinterest permite diferentes formas de publicação, uma delas é a possibilidade de elaborar painéis com imagens dos seus principais projetos.
  • Planeje legendas e utilize palavras-chave: As legendas são importantes e devem conter informações relevantes e estar de acordo com a imagem publicada. Crie uma estratégia também para as palavras-chave, não as use de forma aleatória, escolha uma que o seu potencial cliente possa buscar.
  • Envolva-se com outros profissionais: promova networking com outros profissionais da área e de outras que podem complementar a sua carreira ao fazer um painel colaborativo.

3 exemplos de arquitetos famosos que têm suas identidades pessoais bem definidas.

O Instagram para designers e arquitetos, principalmente, é uma das opções mais indicadas para se buscar inspiração, se não a melhor de todas. E, como dissemos anteriormente, por se tratar de uma rede social muito visual, ela se torna uma aliada do profissional da arquitetura quando o assunto é divulgar o seu conteúdo.

Sendo um canal perfeito para valorizar o seu trabalho e compartilhar os detalhes dos seus projetos, por exemplo, nele podemos encontrar diversos perfis de arquitetos que se destacaram tanto com a sua identidade no tipo de obra quanto no tipo de linguagem ou estratégia de conteúdo adotado na conta.

Conheça agora três exemplos de arquitetos que possuem uma identidade bem definida nas redes sociais:

  • Melina Knopp (@melinaknopparquitetura)

Com uma abordagem mais jovem no Instagram, a arquiteta Melina Knopp não se prende em apenas um assunto, uma vez que transita entre as novidades da arquitetura ao mostrar a sua participação em eventos do segmento e, obviamente, em seus projetos que misturam bem a inovação com tudo que é funcional.

  • Patricia Pomerantzeff (@domaarquitetura)

Por trás do Doma Arquitetura, perfil no Instagram e no YouTube que leva o nome de seu escritório, Patrícia foi eleita por dois anos consecutivos a arquiteta mais influente da internet. Mas sabe o que explica o seu sucesso nas redes? A gente conta!

Além de mostrar o dia a dia das obras em que está à frente, ela também faz collabs com arquitetos e vlogs de suas viagens. O carisma, aliado à linguagem simples na hora de mostrar algum projeto ou dar dicas práticas, atrai profissionais, estudantes e leigos no assunto.

  • Maurício Arruda (@mauricioarruda)

Antigo apresentador do programa ‘Decora’, do canal GNT, arquiteto e designer, Maurício costuma dar dicas de pequenas reformas e mostrar o processo do antes e do depois nos projetos em que participa!

Em seu Instagram, as suas obras cativam pelo simples fato de serem atemporais,  charmosas, cheias de personalidade e sustentáveis.

Esperamos que as dicas que dispomos nesse post tenham te ajudado e que, daqui em diante, você esteja ainda mais presente online.

Projetos

Enviar
Olá, estou visitando seu site e preciso de uma informação!